Secretaria de Educação realiza aula inaugural do PNAIC

O auditório da escola municipal Luiz Moreira, foi o local escolhido pela secretaria de Educação para a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que aconteceu na noite desta sexta-feira (10), em Alto do Rodrigues.

A secretária Irani Cunha pediu o empenho de sua equipe

O evento foi aberto pela professora Ionara Rodrigues, integrante da equipe multidisciplinar, seguido do pronunciamento da secretaria Irani Cunha, que garantiu o apoio da gestão na execução das atividades referentes ao pacto, e finalmente, com o início da primeira aula pelo professor e coordenador do PNAIC, o prof. Erasmo Leonez.

Estiveram presentes ao encontro, a coordenadora do Novo Mais Educação, Cecília Tavares, a secretária-adjunta Francinalda Ambrósio, e a vice-prefeita Emília Patrícia, representando o prefeito Abelardo Rodrigues.

Professor Erasmo Leonez ministrando a aula inaugural

Durante o evento, a aluna Luíza Azevedo, do 3º ano do ensino fundamental I e participante do PNAIC, foi convidada para fazer a leitura deleite, como uma forma de motivar os professores presentes e apresentar o resultado do PNAIC.

Luíza Azevedo fazendo a leitura

O Pnaic abrange a alfabetização em língua portuguesa e matemática. A realização de avaliações com foco na alfabetização pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o apoio gerencial, técnico e financeiro, aos entes que tenham aderido às ações para a efetiva implementação.

As ações de formação tanto do Pnaic quanto do Programa Novo Mais Educação, têm por objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino, estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além de reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, e ainda, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

O foco das ações do pacto serão os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, a responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da matemática no nível recomendável para cada idade.