Fechar
Página inicial Últimas Notícias Investimentos da gestão municipal apresentam resultado positivo com a elevação do IDEB

Investimentos da gestão municipal apresentam resultado positivo com a elevação do IDEB

Publicado em 21/09/22 11:03 , Atualizado em 21/09/22 15:42 | Acessos: 53

Os investimentos feitos pela atual gestão municipal na área de educação vem apresentando resultados satisfatórios, conforme o crescimento alcançado nos índices do IDEB, divulgados na última sexta-feira através do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O resultado do IDEB se configura um indicador positivo, uma vez que o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada com os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. 

O índice divulgado refere-se ao biênio com metas projetadas para cada município. Assim, para que o IDEB de uma escola ou município cresça, é preciso que o estudante tenha um bom desempenho escolar garantindo a aprendizagem dos conteúdos, não repita o ano e frequente as aulas.

Nesta edição a coleta de informações e aplicação das provas aconteceram em um contexto atípico, devido a pandemia de Covid-19, o que afetou significativamente os resultados. Ainda assim, na comparação com os municípios circunvizinhos da região do Vale do Assú, o município de Alto do Rodrigues superou as metas de todos eles, obtendo os seguintes resultados: (Anos Iniciais) 2019 - 5,3 / 2021 - 5,6. (Anos Finais) 2019 - 4,4 / 2021- 4,6. Na prática, isso representa um avanço para o município com relação as metas projetadas pelo MEC e no desempenho do processo de aprendizagem dos alunos.