Página inicial Últimas Notícias Equipe do Festuern realiza oficinas de preparação para XVI edição

Equipe do Festuern realiza oficinas de preparação para XVI edição

Publicado em 21/09/22 14:38 , Atualizado em 21/09/22 19:56 | Acessos: 55

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Extensão-PROEX, designou uma equipe de profissionais a cidade de Alto do Rodrigues na tarde desta terça-feira (20) para realizar as oficinas formativas pedagógicas e artísticas de preparação para a realização do XVI Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FESTUERN, que este ano aborda sobre o tema: "Semiárido em prosa e poesia".

As oficinas aconteceram no ginásio de esportes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) "Profª Maria Rodrigues Gonçalves", com a participação de estudantes, coordenadores e diretores de peças teatrais das escolas da rede pública de ensino inscritas no Festuern deste ano, que acontece na cidade de Mossoró, no período de 17 a 21 de outubro.

No total, são 28 escolas entre municipais e estaduais inscritas no Festuern e distribuídas em 4 pólos, onde acontecem as oficinas nesta primeira etapa do projeto. O Alto do Rodrigues, está inserida como cidade-pólo nesta fase do Festuern, junto com mais três: Pendências, Mossoró e Natal.

A próxima etapa do evento acontecerá daqui a duas semanas com a pré-estreia dos grupos participantes que irão se apresentarem em suas respectivas escolas diante dos profissionais que estão a frente da direção do Festival de Teatro, e que na oportunidade farão as devidas observações e, caso necessário, darão suas contribuições para o aperfeiçoamento antes da apresentação final no oficial do Festuern.

Do município de Alto do Rodrigues estão participando as escolas: Municipal Francisco de Oliveira Melo, Centro Estadual de Educação Profissional Téc/Int. Profª Maria Rodrigues Gonçalves, Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel e Escola Municipal Luiz Moreira da Silva.

O evento está retornando este ano de forma presencial, já que no período de 2020 a 2021, aconteceu de forma remota devido a pandemia do Covid-19.

Na opinião da sobcoordenadora do Festuern, Alexsandra Gomes, "por ser um evento multidisciplinar, ele contribui para a educação de diversas formas. Ajuda o estudante a melhorar na escrita, na leitura, na participação nas aulas, inclusive com o estudo do próprio tema do evento que este ano é o semiárido, em fim, todas essas questões são envolvidas durante a montagem do espetáculo", concluiu.